Terapia Cognitivo-Comportamental

Aqui na Schneider Psicoterapia, te ajudamos a lidar com ansiedade, depressão e relacionamentos para uma vida mais plena.

Como funciona meu trabalho

1. Conceitualização do caso.

Nas primeiras sessões, conversamos sobre o que você está sentindo e sobre seu histórico de vida. Isso me ajuda a entender o seus sintomas e suas fontes de sofrimento. A entender também como o seu contexto pode estar te causando sofrimento. Com isso em mente, eu desenvolvo um modelo para buscar explicar o que você está sentindo. Depois disso eu te consulto, para ver se a explicação faz sentido para você. A conceituação de caso serve para orientar a forma e as ferramentas que eu vou utilizar para trabalhar com você.

2. Escolha de forma trabalho

Eu acredito que a psicoterapia é um trabalho em conjunto. Trabalhamos juntos e sem a sua colaboração e participação no processo, nossos resultados acabam sendo limitados. Você é a pessoa mais qualificada para me contar sobre a sua experiência. Com isso em mente, eu te ofereço duas opções de trabalho. A primeira é mais individualizada e busca entender os sistemas que são responsáveis pelo seu sofrimento e mostrar diversas áreas nas quais podemos intervir, e com isso leva a mudanças mais duradouras. Porém por ser mais individualizada, pode levar mais tempo. A segunda é mais padronizada e busca intervir diretamente nos seus sintomas, visando reduzi-los. Pode ser mais rápida, porém por ser mais padronizada pode não servir tão bem para nos ajudar a entender coisas que são mais únicas do seu caso.

3. Mensuração de resultados

Baseado nos problemas que eu identifiquei, eu escolho ferramentas para nos ajudar a medir seu progresso conforme o nosso trabalho junto vai se desenvolvendo. É importante que tenhamos formas objetivas de medir o seu progresso, e ferramentas podem nos ajudar com isso, para que possamos saber o quanto uma determinada intervenção está funcionando. E escolher uma intervenção diferente se não estiver.

4. Seleção de Intervenções

Depois de entender seu problema, baseado na literatura científica, eu escolherei a melhor intervenção disponível para começar o seu tratamento.

5. Aplicar e avaliar as intervenções.

Começarei a aplicar as intervenções e usarei as ferramentas de mensuração de resultados para avaliar o seu progresso. Se você estiver mostrando melhoras significativas, podemos considerar alta ou trabalhar em outra área se você quiser. Se não estiver mostrando melhora, revisarei a intervenção e possivelmente escolherei uma intervenção diferente para lhe ajudar.